sábado, 31 de maio de 2008

O coração partido de Nick Cave

Momento "Contigo!" do NSM. Já vou explicar o porquê.


Nick Cave é um sujeito piradaço. Piradaço mesmo. Ele já fez algumas músicas realmente esquisitas. Conheci o sujeito em uma cena do filme "Asas do Desejo". Há uma cena em que os personagens estão em um show do cara, e o clima todo é bastante esquisito e interessante. Confesso que conheço pouco sobre o Nick Cave, mas deveria conhecer mais. Quem sabe um dia não volto a falar sobre ele por aqui?


Agora o momento "contigo": Nick Cave parecia ter encontrado sua alma gêmea em PJ Harvey, aquela cantora também meio pirada da qual falei no post anterior. Os dois deram início a um intenso relacionamento — tão intenso, de fato, que PJ um dia pôs um ponto final na coisa toda. Nick ficou completamente arrasado. Enquanto PJ lançou, logo em seguida, o vigoroso e excelente "Songs from the City, Songs from the Sea", Nick lançou "The Boatman's Call", no qual lamenta a perda da amada em lindas e depressivas canções. Coisa fina, mas é de dar pena.


Mas por que estou falando disto por aqui? Porque enquanto os dois estavam juntos eles gravaram este clip in-crí-vel para a música "Henry Lee". Impossível não sentir pena do coitado do Nick Cave depois de ver um negócio desses. Aposto que ele nunca mais teve coragem de assistir:


terça-feira, 6 de maio de 2008

A voz fantasmagórica de PJ Harvey

Este blog andava muito sério e paradão, então decidi dar uma animada nas coisas. Vamos falar de boa música. Vamos falar de PJ Harvey.

Há trocentas bandas de rock com vocais femininos por aí, algumas boas, a maioria ruim. Mas PJ Harvey é diferente de todas, eu garanto. A mulher tem uma voz fantástica, mas não é aquela coisa chata de diva. Quando escuto a PJ cantando tenho a impressão de que ela tem um pedal de guitarra na garganta.

Não, também não é aquela coisa chata, de roqueira rebelde que parece que está de porre quando canta. Nem sei se a moça consome drogas, ela tem umas músicas meio doidas mas parece uma moça séria. Coisa fina mesmo, a mulher é um baita talento.

Ficar explicando com é a voz da PJ é complicado e desnecessário — nós temos a internet, temos o GoEar, então para que perdermos nosso tempo com isso? Separei para vocês "Good Fortune", do álbum "Stories from the city, stories from the sea", que é uma beleza de disco. Tem até participação do Thom Yorke em duas faixas. Mas peguei uma versão ao vivo para a BBC, porque quem sabe faz ao vivo, e a música fica melhor ainda assim. Vamos lá:





Gostaram? Então vamos continuar falando da PJ. Ela era uma caipira que morava em uma propriedade rural e castrava ovelhas. Os pais apresentaram o jazz e o blues à filha, que largou a ordenhagem de vacas e a limpeza de galinheiros para ir gravar discos produzidos por gente como Flood e Steve Albini. Casos do acaso. O fato é que a cada disco PJ bola uma coisa diferente: uns são mais melodiosos, outros têm mais batida, uns são super produzidos, outros são crus (este último, claro, é o produzido pelo Albini). No disco mais recente PJ largou a guitarra e aprendeu a tocar piano. Não, ela não tem formação em piano, ela é doida mesmo, achou que seria divertido gravar um disco com um instrumento que ainda não sabia tocar direito. Vai ver por isso o estilo tão criativo do piano que a moça toca.

Bom, nem vou tentar correr toda a carreira da moça aqui, pois é longa e variadíssima, então vou bater na mesma tecla e botar um vídeo do mesmo álbum da música anterior. Chama-se "A Place Called Home". Espero que gostem:





...
...
...

Tá bom, eu não resisto, aí vai um bônus:
Legs, ao vivo. O início é arrepiante. Se estiver sem tempo ou sem saco de ouvir as outras músicas, escute pelo menos os dez primeiros segundos desta aqui, e você já vai ter uma idéia de quem é a PJ Harvey. Rapaz, que voz é essa!




Não precisa agradecer, amigo é para essas coisas.